Mestre Minervino e a canoa “Sergipana”

A subida de mestre Minervino Amorim para o médio São Francisco para a construção da Sergipana, primeira canoa de tolda do rio de cima, é o marco do avanço da tecnologia naval do Baixo São Francisco e o início do declínio das conhecidas barcas de figura

Como resposta às canoas de tolda, a construção naval do médio São Francisco produziu uma série de embarcações híbridas, com o emprego parcial ou total da tecnologia naval vinda do Baixo São Francisco, como esta canoa, na região de Barreiras, Bahia, década de 40. Imagem | acervo Canoa de Tolda

Etevaldo Amorim

Manoel Vieira da Rocha (Nozinho Rocha). Imagem | via acervo do autor

O processo evolutivo da navegação no Sub-Médio São Francisco se deu lentamente e atingiu o seu ápice sob a influência do curso baixo do rio. Desde a primitiva canoa indígena, feita de “um pau só”, surgiu, por volta de 1823, um tipo peculiar de embarcação a que se chamava “Ema” ou “Tapa-de-gato”. Eram grandes barcas, impulsionadas por varas que mediam de seis a sete metros de comprimento, operadas por cerca de quinze remeiros, que as empurravam com os ombros.

Era à custa desse enorme sacrifício que se realizava o transporte de cargas entre Juazeiro (BA) e Januária (MG), até o início da década de 1940. Nessas demoradas viagens, chegavam até a criar animais dentro das próprias barcas, para deles se alimentarem enquanto estivessem a bordo.

O modo de navegar, e mesmo as técnicas de construção e de manejo das embarcações, conferiam aos navegadores do Baixo São Francisco uma notável superioridade em relação aos seus colegas do “rio de cima”. Essa vantagem tecnológica se deveu, provavelmente, à proximidade do oceano, notadamente pelo acesso dos mais variados tipos de embarcação ao porto de Penedo.

As inovações e o aprimoramento não tardariam a chegar ao curso Médio do rio. Entretanto, talvez demorasse muito mais, não fosse a visão empreendedora de Manoel Vieira Rocha[1], um industrial estabelecido em Propriá no ramo de beneficiamento de arroz e algodão. Pretendendo mudar-se para Juazeiro, levou consigo a ideia de introduzir a nossa tão famosa “canoa de tolda”.

A impensável jornada de Mestre Minervino e seus filhos, de Propriá a Santa Maria da Vitória: 1390 km por água, trem, de pés… para mudar a história das navegações no submédio. Cartografia | Canoa de Tolda

Pondo em prática o seu intento, “Nozinho Rocha”, como era conhecido, contratou, por 9 Contos de Réis, o renomado “mestre” Minervino [2], que lhe deveria construir uma canoa com capacidade para 300 sacos (sacos de 60 kg = 18.000 kg). Posteriormente, essa capacidade foi aumentada para 400 sacos (24.000 kg) e a quantia para 11 Contos de Réis.

No dia 25 de maio de 1944, uma quarta-feira, às cinco horas da manhã, “Mestre Minervino” e seus filhos José, Pedro e Álisson, partiram de Propriá com destino a Juazeiro, no Estado da Bahia.

Daí em diante, a bordo do São Francisco, um vapor propulsado por roda traseira, já em companhia de um irmão do contratante, Agripino Rocha, viajaram seis dias e quatro noites, percorrendo 140 léguas (840 km) até chegaram a um lugar denominado Sítio do Mato, acima do qual se encontra e embocadura do rio Corrente [3].

Seguiram a pé por cerca de 13 léguas, até conseguirem montarias e cumprirem as 7 léguas que faltavam para chegar a Santa Maria da Vitória, o que veio a acontecer às 11 horas de uma bela manhã de sábado.

Minervino Tavares Amorim. Imagem. Via acervo do autor

Nozinho Rocha não falou a verdade. Havia informado que a distância de Juazeiro a Santa Maria da Vitória não ia além de 30 léguas, talvez receoso de que, sabendo a distância certa – 140 léguas, “Mestre Minervino” jamais aceitasse pôr os pés naquele fim-de-mundo.

O ardil do contratante deu resultado. Já estando em plena viagem, não havia outro jeito senão continuar a jornada em busca da madeira abundante e de boa qualidade, razão maior de tamanho sacrifício.

Ao chegarem, procuraram alugar uma casa e, à noite, ficaram a pensar pra que lado ficaria Propriá… Inicialmente tomados por “retirantes”, já no domingo espalhou-se a notícia de que, em Santa Maria, haviam chegado uns “engenheiros”…

Já em junho, puseram-se a trabalhar na retirada da madeira. Depois, a espera para secar, a feitura das tábuas, a montagem do estaleiro e, enfim, a obra.

Sete meses haviam passado. Finalmente, no dia 18 de dezembro de 1944, estava pronta a canoa de “seu Nozinho Rocha”, que se constituiria num marco da navegação no Médio São Francisco. Associada a ela, o talento de um legítimo limoeirense, que ainda retornaria ao “rio de cima” para construir a lancha “Nova Olinda”.

Mestre Minervino e seus discípulos conduziam a Sergipana com exímia maestria pelo rio Corrente. Os ventos fracos e mal direcionados muitas vezes dificultavam a viagem nos seus 80 metros de largura, em média.

Mestre Minervino e sua obra, a canoa “Sergipana”, no estaleiro em Santa Maria da Vitória, BA. Imagem. Via acervo do autor.

Só quando atingiram as águas do São Francisco, puseram-se a bordejar [4], serpenteando rio abaixo, aproveitando o vento forte, outrora um obstáculo para os bravos canoeiros.

Sob enorme expectativa, chegaram a Juazeiro no dia 3 de janeiro de 1945 [5]. No porto, as apostas se sucediam. Muitos não acreditavam que se pudesse navegar assim, sem que se recorresse aos antigos remos, recurso extenuante e já em desuso no bairro São Francisco. Tudo era novidade. Quando ao “virar o bordo”, o piloto abaixou a tábua de bolina, um baiano gritou assustado: – Ô moço, caiu um trem aqui dentro d´água!!!!!

Notas

Este artigo é uma adaptação do capítulo Fazendo Escola, do livro Terra do Sol – Espelho da Lua, de minha autoria, publicado em 2004, feito a partir do relato de Pedro Amorim durante uma de suas visitas a minha casa em Pão de Açúcar.

A lancha Nova Olinda, motorizada, acompanhando a evolução da navegação na região, seria construída na segunda temporada de Mestre Minervino na Bahia. Imagem via acervo do autor.

Pedro Amorim, radicado em Propriá, era um dos ajudantes do pai, Minervino Tavares Amorim (meu tio-avô paterno), junto com seus irmãos José e Álisson (conhecido por Agiso) nessa empreitada para a construção da canoa Sergipana.

Os filhos do Mestre se dedicaram à mesma atividade, inclusive Agenor, que não o acompanhou na viagem para poder ficar tomando conta da mãe e das irmãs que ficaram em Propriá. A exceção foi Álisson, que se tornou funcionário do antigo SESP.

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1- Manoel Vieira Rocha nasceu em Amparo do São Francisco. Casado com Alice Santana, Cícero Simões, seu genro. Sérgio Simões seu neto.

2- Minervino Tavares Amorim, natural de Limoeiro (município de Pão de Açúcar-AL). Nasceu no dia 5 de abril de 1894, filho de Pedro José de Amorim e de Maria das Dores Lima de Amorim. Casado com Maria Verdulina de Amorim (Dona Vida).

3- Um dos principais afluentes do São Francisco, tem uma extensão de aproximadamente 120 km, desde a confluência dos seus formadores (os rios Formoso e Correntina, ou Rio das Éguas), localizada 7 km a montante de Santa Maria da Vitória-BA.

4- Modo de navegar rio abaixo e contra o vento, calçando-se a verga até formar um ângulo de aproximadamente 45º com o sentido longitudinal da embarcação. Em zigue-zague, chega-se a quase tocar, ora numa margem oura noutra, baixando-se alternadamente a tábua de bolina.

5- Informação de Pedro Amorim, filho do Mestre Minervino.

O autor

Etevaldo Alves Amorim (Campinas-SP, 29/07/1957). Engenheiro Agrônomo, tem várias obras publicadas: Pão de Açúcar – Cem Anos de Poesia – Coletânea, Maceió: ECOS Gráfica Editora, 1999 (org.); Terra do Sol – Espelho da Lua, Maceió: ECOS, 2004; Freitas Machado: Vida e Obra, Maceió: EDUFAL, 2011. Publicação em periódico: Braúlio x Brayner: A Pena e a Espada, in Revista do Arquivo Público de Alagoas, Maceió: Arquivo Público de Alagoas, ano 2, n. 2, 2012, p. 127-152. Mantenedor do Blog do Etevaldo – História e Literatura: www.blogdoetevaldo.blogspot.com.

12 Comments on Mestre Minervino e a canoa “Sergipana”

  1. Erasmo Rodrigues Teixeira // 9 de julho de 2019 em 21:10 //

    Parabéns, gosto por demais da história de nossa gente, do homem do são Francisco.

  2. Parabéns pelo trabalho!
    Só uma observação: 300 sacos de 60kg= 18000 kg; 400 sacos = 24000kg

  3. Ana Lúcia Campos Prado // 10 de julho de 2019 em 07:48 //

    Parabéns pelo acervo. Merece ser mais divulgado. Em Propriá , recem inaugurado, consta um Memorial do São Francisco, lá pretende-se difundir dados como esse.

  4. RAFAEL AMORIM // 10 de julho de 2019 em 22:50 //

    Prazeroso ler esse texto e descobrir que a história da minha família faz parte da história do Velho Chico.

  5. Parabéns fiquei muito feliz

  6. Cleide Amorim // 15 de julho de 2019 em 19:22 //

    É um privilégio fazer parte da família Amorim e fazer parte dessa história.

  7. Jose amorim // 17 de julho de 2019 em 12:41 //

    Bom dia, aqui é josé amorim filho de pedro amorim e neto do mestre minervino, obrigado por te postado essa materia sobre meu avó ..
    Um grande abraço Etevaldo amorim

  8. Márcio Amorim Alves // 18 de julho de 2019 em 22:13 //

    Boa noite!!!
    Realmente impressionante essa matéria, tenho muito orgulho de ser bisneto do mestre Minervino e neto de Pedro Amorim, aliás tenho muito orgulho de toda família Amorim, um abraço a todos.

  9. Tania Santos // 20 de setembro de 2019 em 23:41 //

    Que orgulho do meu avô, pai da minha mãe Dona Nayr Amorim a única filha viva dele. Hoje com 84 anos é va minha fortaleza, que família de guerreiros.
    Quando ele faleceu eu estava começando engatinhar, mas sei do homem bom e inteligente que foi.
    Me orgulho de ser sua neta.

  10. Rilza Amorim // 21 de setembro de 2019 em 01:26 //

    Oi meu nome é Rilza Amorim neta do mestre Minervino muita bonita essa matéria fiquei muito emocionada ao ler essa matéria

  11. Oi sou neta do mestre Minervino gostei muito da matéria e tenho muito orgulho da família Amorim parabéns

  12. Simone amorim // 11 de outubro de 2020 em 18:47 //

    Etevaldo, muito obrigada por compartilhar conosco essa história! Sou bisneta do Sr. Minervino e neta de Agenor. Grata.

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