Cabeças dos cangaceiros chegam a Maceió em 1938

Cabeças de cangaceiros expostas ao público

Com a morte de Lampião e de parte do seu bando na madrugada do dia 28 de julho de 1938, na grota de Angicos, em Sergipe, os cangaceiros foram decapitados e suas cabeças conduzidas até Piranhas, base das operações, para serem transportadas até Maceió, onde foram necropsiadas.

Segundo o perito criminal Ailton Vilanovaquem preparou as cabeças para a demorada excursão  foi um militar conhecido como Azogado. Foi ele quem pôs sal para mantê-las conservadas durante todo tempo em que foram exibidas como troféus. Em Santana do Ipanema, onde receberam formol enviado pelo Necrotério de Maceió, ficaram na frente do Quartel do 2º Batalhão do Regimento da Polícia Militar de Alagoas.

Foram recebidas nessa cidade sertaneja por oficiais e pelo comandante do 20º BC, capitão Mário Lima. O comandante da Polícia Militar de Alagoas, tenente-coronel PM Theodoreto Camargo Nascimento, também ali esteve parabenizando seus oficiais e soldados, que posteriormente foram condecorados e promovidos.

Theodoreto Camargo foi um dos militares que apoiou a Revolução de 1930 e no ano seguinte, quando ainda era 1º tenente, assumiu o comando da Força Policial do Estado de Sergipe.

O tenente-coronel PM Theodoreto Camargo parabeniza os oficiais que participaram do cerco a Lampião e seu bando em Angicos

Foi promovido a capitão do Exército em novembro de 1933 e tomou posse como comandante da Polícia Militar de Alagoas, comissionado como tenente-coronel PM, em 10 de setembro de 1936 e permaneceu nesta função até 18 de dezembro de 1940.

Segundo o escritor e jornalista Valdemar de Souza Lima, o comandante Theodoreto Camargo foi quem deu condições e estimulou a PM e seus oficiais a enfrentarem o cangaço. Partiu dele a sugestão ao governo para a criação do 2° Batalhão da Polícia, com sede em Santana do Ipanema, cujo comando foi confiado ao major José Lucena de Albuquerque Maranhão.

Como Lampião continuava a agir sem maiores impedimentos, Theodoreto chamou Lucena a Maceió para tentar identificar o dedo misterioso que impedia o fim do bando. A pressão deu resultado.

Cortejo macabro

As cabeças, num cortejo macabro, percorreram cidades e vilarejos, onde foram expostas para visitação pública. Foram exibidas também em Cacimbinhas, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Mosquito e São Miguel. Entraram em Maceió às 21h, por Bebedouro. O caminhão com as cabeças foi seguido por dezenas de veículos e no percurso pelo Mutange, Bom Parto, Cambona foram recepcionados por muita gente nas calçadas.

Cabeças de cangaceiros em Arapiraca

Em Maceió, foram conduzidas para a Praça da Cadeia, em frente ao Quartel da Polícia Militar. Uma verdadeira multidão ocorreu ao local nos dias 30 e 31 de julho de 1938. Milhares de pessoas de todas as classes sociais viram o espetáculo grotesco das cabeças em decomposição.

Mesmo quando foram levadas para o necrotério da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, às 22 horas do dia 31 de julho, a multidão insistiu em acompanhar de perto os trabalhos dos legistas. Toda a área teve que ser isolada pela polícia diante da ameaça de invasão.

Multidão tenta invadir a Santa Casa de Misericórdia de Maceió para ver as cabeças dos cangaceiros

A necropsia foi realizada pelo médico legista da Polícia, dr. José Lages Filho, auxiliado por José Aristeu, que acumulava a função de necropsista com a de motorista do veiculo que transportava cadáveres, segundo informações de Ailton Vilanova.

Devido ao péssimo estado de conservação após cinco dias de exposições, somente a de Lampião pôde ser aproveitada para os estudos científicos.

Sobre a cabeça do Rei do Cangaço, o dr. José Lages Filho informou que ela havia perdido toda a massa encefálica em virtude das extensas e múltiplas perdas de material ósseo. Isso impossibilitava os estudos sobre possíveis anomalias cerebrais do cangaceiro.

Sobre o estudo antropológico, necessário para identificar o criminoso nato segundo as teorias de Lombroso – muito em voga na época –, o legista disse que os únicos sinais de degenerescência eram a assimetria das orelhas, microdontia e a forma ogival da abóbada palatina.

Praça da Cadeia, local onde as cabeças foram expostas em Maceió

Para Lampião ser um criminoso nato faltavam, ainda segundo o legista, os indícios de pragmatismo maxilar, deformações cranianas e outras características do perfil da Escola Lombrosiana.

A conclusão do laudo foi: “Todavia, nem por isso os dados anatômicos e antropométricos assinalados perdem sua valia pelas sugestões que oferecem na apreciação da natureza delinquencial do famoso cangaceiro nordestino. – (a.) Dr. José Lages Filho, médico-legista da Polícia”.

Estes estudos eram tão importantes na época, que o governo de Alagoas recebeu um pedido do professor F. A. Nóbrega, de Curitiba, que pretendia enviar as cabeças dos cangaceiros para estudos no Instituto Guilherme II em Berlim. O governo negou.

Professor Ezechias da Rocha, chefe da Clínica da Santa Casa, jornalista Melchiades da Rocha e Dr. Lages Filho

Depois dos estudos em Maceió, os restos mortais dos cangaceiros foram levados para Salvador, onde ficaram expostos do Museu Antropológico Estácio de Lima, localizado no prédio do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues.

Foi Dadá, companheira de Corisco – que passou a viver em Salvador -, quem exigiu o sepultamento dos restos mortais dos cangaceiros em cumprimento da legislação, que assegura o respeito aos mortos.

Somente no dia 6 de fevereiro de 1969, no governo Luiz Viana Filho, foi que os restos mortais puderam ser inumados definitivamente.

Antes, o Museu fez moldes para reproduzir as cabeças e continuar a expô-las como provas materiais da morte destes homens e mulheres.

Fontes: jornais da época e o livro Bandoleiros das Catingas, de Melchiades da Rocha.

Muita gente foi para Santana do Ipanema esperar a chegada das cabeças dos cangaceiros

19 Comments on Cabeças dos cangaceiros chegam a Maceió em 1938

  1. Pelópidas Argolo // 20 de junho de 2015 em 14:35 //

    Meu caro amigo Edberto, pelo que eu colhi junto ao meu pai, que era telegrafista dos antigos correios e telégrafos, em Santana do Ipanema, a época que em as cabeças decepadas de Lampião e seus cangaceiros, foram exibidas na cidade, elas estava depositadas em latões de querosene. Depois, levadas para Maceió, foram, também, exibidas e estudadas, como você disse. Essa estória de LOMBROSO com sua absurda tese, já não vale mais nada, pois sua tese não tem mais sentido. As cabeças de Lampião e seus cangaceiros, que se encontravam em um museu de Salvador, foram sepultadas por decisão judicial, que atendeu pedido dos familiares.

  2. lauthenay perdigão do carmo // 20 de junho de 2015 em 16:00 //

    São histórias e comentários muito importantes para nossa história.

  3. As teses de Lombroso não tem mais validade na atualidade mas durante o século XIX e início do século XX eram tidas como Ciência, se constituindo muitas vezes na base de politicas públicas que tinham na ideia de superioridade e inferioridade de raças um importante elemento no desenvolvimento das mesmas.

  4. america Macedo cardoso // 21 de junho de 2015 em 17:12 //

    Hoje se lesa o país, desvia todo dinheiro, abrem conta no exterior e nada sofre.

  5. Charles André // 8 de dezembro de 2017 em 15:15 //

    Olá, Ticianelli, parabéns pela matéria.
    Sou profesor associado de Neurologia da UFRJ e escrevo artigos em revistas científicas de minha área, inclusive sobre frenologia.
    Você poderia me enviar – ou me instruir sobre como conseguir – cópia do laudo da autopsia?
    Antecipadamente agradeço sua atenção,
    Saudações acadêmicas,
    Charles André

  6. Charles, vou enviar por email.

  7. Glauber Almeida // 30 de janeiro de 2018 em 23:54 //

    Olá pessoal.
    Talvez minha dúvida seja intempestiva.
    Gostaria de saber se esses moldes ainda estão expostos. E se estão, onde se encontram?
    Grato.
    Caso queiram podem me enviar por whatsapp.
    21 993406290
    Abraços!!!

  8. Delma Conceicao de Lima // 11 de outubro de 2018 em 08:11 //

    Fantastica materia. Parabens!!!

  9. Delma Conceicao de Limaï // 11 de outubro de 2018 em 08:15 //

    Se possivel mande essa materia para meu email

  10. João Marcos Carvalho // 3 de novembro de 2018 em 23:05 //

    A máscara mortuária de Lampião encontra-se atualmente no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, em Maceió.

  11. É verdade que foram enterradas 9 cabeças dos cangaceiros aqui no cemitério São José?

  12. joão Marcos Carvalho // 11 de outubro de 2020 em 10:36 //

    Sim.
    Enquanto as cabeças de Lampião e Maria Bonita foram remetidas a Salvador, onde ficaram expostas por trinta anos, os crânios dos outros nove cangaceiros que tombaram no ataque à Grota do Angico, em 28/7/38, foram sepultadas em cova coletiva no cemitério do Caju (hoje, São José), em Maceió, no dia 14 de agosto de 1938.

  13. Maria de L. Dantas // 7 de março de 2021 em 23:19 //

    Excelente matéria! Meu pai , Odaizii Dantas, é primo do Manoel Dantas de Loyola… cangaceiro de Lampião!

  14. Quaus cidedes e vilarejis as cabeças passaram depois de palmeiras dois indios?

  15. Eu estive em Santana do ipanema a mais de 20 anos e nem se quer sabia ou me falaram sobre esta historia so agora lendo sobre as historias do cangaço. Fico surpreso hoje aos 43 anos fico surpreso em ter pisado num estado que teve este fato. Historico

  16. Genário Alves // 30 de setembro de 2022 em 07:52 //

    Virgulino Ferreira da Silva, foi vítima da falta de justiça. Procurou-a depois que seus país foram vítimas por parte de um dos coronéis ao tentar se apossar de suas terras, assassinando-os e atear fogo na casa. Por mais de uma vez , Lampião procurou a justiça, e nada. Revoltado , resolveu, ele mesmo cobrar o que fizeram aos seus país. Outras vítimas resolveram participar do bando. Quase um século depois, mesmo com Leis, ainda vivemos sem proteção. Colarinhos Brancos deitando e rolando, mas se for ladrão de galinha e/ou ladrão de roupas no varal, a coisa pega. O sujeito é preso, esquecido no meio de bandidos perigosos , e aí sim, depois de conquistar a liberdade se não for forte será mais um bandido e perigoso, revoltado ainda mais. Estamos a passar por uma experiência no momento, o STF. não a instituição em em si, mas as ações por parte dos seus membros ! E o pior, como se tivessem a nso humilhar falam à toda hora, porque a Democracia prá lá, a Democracia prá cá.

  17. João Hilário primo // 10 de novembro de 2023 em 09:27 //

    Lampião: vagabundo, ladrão, assassino,covarde,falso,desumano, desposta, parabéns a PM de Alagoas.

  18. João Hilário primo // 10 de novembro de 2023 em 09:30 //

    Um vagabundo daquela espécie deve ser esquecido.
    Lixo !!!

  19. Dahia Rangel dos Santos // 4 de fevereiro de 2024 em 17:29 //

    Primeiro Lampião procurou justiça. Como não foi feita a justiça resolveu fazer justiça com as próprias mãos.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*