Washington Luís visita Maceió em 1926

Washington Luís levado ao navio que o tiraria do país após a revolução de 3 de outubro de 1930, que o derrubou do poder
Governador Costa Rego recebe Washington Luiz às 8 horas do dia 11 de agosto de 1926

Governador Costa Rego recebe Washington Luiz às 8 horas do dia 11 de agosto de 1926, na Ponte de Embarque de Jaraguá

O Washington Luís Pereira de Sousa foi o último presidente da chamada República Velha, que foi encerrada com a ascensão de Getúlio Vargas à frente da Revolução de 1930. Eleito em março de 1926, em um pleito sem concorrentes, Washington Luís assumiu a presidência somente no dia 15 de novembro. Entre julho e agosto, percorreu vários estados brasileiros, repetindo o feito do presidente Afonso Pena em 1906.

Washington Luís chegou a Alagoas após sua passagem pelo Rio Grande do Norte. O paquete “Pará” lançou ancora fora do porto de Jaraguá, em Maceió, à meia-noite do dia 10 de agosto de 1926. Somente às 8 horas do dia 11 é que a navio entrou na área de desembarque, acompanhado por pequenos barcos embandeirados.

O presidente eleito foi recebido ainda à bordo pelo governador Costa Rego, pelo secretário do Interior, Silva Lima, e pelo comandante da Polícia Militar, Pedro Reginaldo Teixeira. Após o desembarque na Ponte de Jaraguá, foi saudado pelo prefeito Moreira Lima, que estava acompanhado pelo arcebispo metropolitano, D. Santino Coutinho e ainda pelos presidentes do Senado e da Câmara Estadual, pelo senador Fernandes Lima e representantes da Academia de Letras, Instituto Arqueológico, Associação Comercial e Sociedade da Agricultura.

Washington Luís visita as obras do prédio da Associação Comercial no início da tarde do dia 11 de agosto de 1926

Washington Luís visita o prédio da Associação Comercial, ainda em obras, no início da tarde do dia 11 de agosto de 1926

Em Jaraguá, populares, estudantes, militares e outras autoridades ampliavam o comitê de recepção. Acompanhado por cortejo de mais de 200 automóveis, Washington Luís foi conduzido até o Palácio do Governo, onde ficou hospedado.

Várias casas das ruas de Maceió estavam ornamentadas com ramos de flores e o comércio da capital fechou as portas em homenagem ao visitante. Na chegada ao Palácio, militares, alunos da Escola Normal e de outros grupos escolares desfilaram pela Praça dos Martírios.

Após o almoço com o governador Costa Rego, o presidente eleito visitou as instalações do Instituto Arqueológico, Associação Comercial, ainda em obras, e Orfanato São Domingos. No final da tarde, ainda houve um passeio de automóvel pelas ruas da cidade.

À noite, no Teatro Deodoro, ocorreu o banquete oficial. Discursaram o governador Costa Rego, o presidente Washington Luís e o secretário do Interior, Silva Lima, encarregado de fazer um brinde de honra ao presidente Arthur Bernardes, ainda no exercício do cargo.

Essa preocupação política do governador Costa Rego em não melindrar Arthur Bernardes já havia sido manifestada com o envio de um telegrama ao presidente, ainda no dia 11, informando da chegada de Washington Luís à Maceió.

A visita a Maceió terminou às 17 horas do dia 12 de agosto, quando o presidente eleito embarcou no “Comandante Miranda” com destino a Aracaju, de onde sairia para Salvador. Na capital baiana cumpriu uma programação que teve início no dia 15 de agosto, domingo, e se estendeu até a terça-feira quando foi encerrada com um banquete no Palácio da Aclamação.

Fonte: vários jornais da época.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*