Japaratinga, a antiga Japaratuba de Maragogi

As praias de Japaratinga estão entre as mais bonitas do Brasil. Foto de Edberto Ticianeli

Igreja Nossa Senhora dos Remédios em Japaratinga

Seus primeiros habitantes foram os índios, que identificavam o local como tendo boa madeira para os arcos. Japaratuba ou Yapara-tyba seria Sítio dos Arcos. Com a chegada dos primeiros colonos — que ocuparam a sesmaria doada a Antônio Vieira Rodrigues em 1699 —, o local passou a ser denominado Japaratuba da Praia como forma de distinção de outro local próximo, a Japaratuba da Mata.

O rio que hoje é a fronteira entre Japaratinga e Maragogi, o Salgado, também já foi denominado de Japaratiba e Japaratuba. Em sua margem se localizava o Engenho Japaratuba da Mata, que deu nome ao lugar.

Este engenho, em 1849 pertencia a Simeão Gonçalves de Macedo. Dez anos depois já era de propriedade de Manuel Pacheco de Queiroga e produzia entre 500 e 800 pães de açúcar.

O primeiro aldeamento em Japaratuba da Praia surgiu como uma colônia de pescadores, entretanto, a ocupação do lugar se deu com mais intensidade a partir de 1800, quando aumentou a exploração do coco e de algumas outras lavouras da região.

Igreja de N. S. das Candeias em Japaratinga

Em 1873, Japaratuba era uma pequena povoação de Porto Calvo e tinha 60 habitações com 250 moradores e uma capela consagrada a N. S das Candeias, construída por colonos portugueses provavelmente no século XVIII.

O distrito de Japaratuba passou a pertencer a Maragogi em 1877, pela Resolução nº 765 de 18 de junho de 1877, no seu artigo 3º.

Não há maiores registros sobre o desenvolvimento econômico do lugar, mas em 1935, existia em Japaratuba um estaleiro onde eram construídos navios de pequeno porte utilizados principalmente para o transporte do coco.

Japaratuba passou a ser Japaratinga por decisão do Governo do Estado manifesta no Decreto-Lei Estadual nº 2909, de 30 de dezembro de 1943. Em pleno Estado Novo de Getúlio Vargas, houve a publicação do Decreto-Lei nº 5.901, de 21 de outubro de 1943, que formou nos estados várias comissões para analisar os topônimos de vilas e cidades, evitando a repetição.

É provável que a decisão de mudança do nome do distrito para Japaratinga tenha levado em consideração a existência do município de Japaratuba no vizinho Estado de Sergipe.

Antigo prédio da Prefeitura Municipal de Japaratinga

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Japaratinga, pela Lei Estadual nº 2.264, de 23 de julho de 1960, desmembrado de Maragogi. A mobilização política para conquistar a emancipação foi liderada por José Jorge de Farias Sales, que tinha como esposa Ambrosina Batista Accioly Sales, irmã do ex-governador Batista Accioly Neto.

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Maragogi o distrito de Japaratuba. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 2909, de 30 de dezembro de 1943, o distrito de Japaratuba passou a denominar-se Japaratinga.

Mercado público em Japaratinga

Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1950, o distrito de Japaratinga ex-Japaratuba, figura no município de Maragogi. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1º de julho de 1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Japaratinga, pela lei estadual nº 2.264, de 23 de julho de 1960, desmembrado de Maragogi. Sede no antigo distrito de Japaratinga ex-Japaratuba. Constituído do distrito sede. Instalado em 30 de julho de 1960.

Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fontes: Jornais da época e IBGE

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*