João Machado de Novais Melo, o Barão de Piaçabuçu

Piaçabuçu, em 1882, foi elevada à categoria de vila e desmembrada de Penedo
Antônio Ferreira de Novaes Mello (à esquerda), filho do Barão de Piaçabuçu, com 17 anos, e o seu cunhado, João Francisco Paes Barreto

Antônio Ferreira de Novaes Mello (à esquerda), filho do Barão de Piaçabuçu, com 17 anos, e o seu cunhado, João Francisco Paes Barreto

Titulado barão em 5 de outubro de 1889, um mês e cinco dias antes da queda da monarquia. Seu nome é registrado por alguns como João Francisco de Novais Melo, mas o decreto de concessão nobiliárquica grafa João Machado de Novais Melo.

Nasceu em 1820 e faleceu em meados de julho de 1892. Era filho do sargento-mor Antônio Francisco de Novais e neto de José Francisco de Novaes.

Casou-se com Maria José Leite Sampaio, com quem teve os seguintes filhos: Manoel Leite de Novaes Mello (1849-1898), Josefina de Novaes Mello, Miguel de Novaes Mello, João Marinho de Novaes Mello, Antônio Ferreira de Novaes Mello e José Matheus de Novaes Mello.

Era tenente-coronel da Guarda Nacional, destacado líder do Partido Liberal e chefe político da sua região.

Em janeiro de 1859 foi nomeado major ajudante de ordens do comando superior da Guarda Nacional dos municípios de Porto da Folha (Traipu) e Mata Grande em Alagoas.

Quatros anos depois, em julho, foi nomeado capitão cirurgião-mor do comando superior da Guarda Nacional para os muunicípios de Porto da Folha, Pão de Açúcar e Mata Grande. Em 1877 já era major e em julho de 1879, comandante superior em Pão de Açúcar, como tenete-coronel. Era também o Delegado de Polícia daquele município até 1880.

Era seu filho o primeiro prefeito (intendente) do município de Piaçabuçu, Alagoas – o juiz de direito Dr. Miguel de Novaes Mello e ex-deputado provincial em Alagoas. Também foi intendente de Pão de Açúcar em 1890.

Outro filho, nascido em Pão de Açúcar, foi o advogado Antônio Ferreira de Novaes Mello, formado na Faculdade de Direito de São Paulo em 1873 e deputado provincial em Alagoas, faleceu em acidente ferroviário durante a construção da Estrada de Ferro Paulo Afonso, ocorrido no dia 17 de julho de 1880, como revela Etevaldo Amorim em seu excelente Blog do Etevaldo. Foi durante alguns anos o jornalista responsável pelo jornal Liberal em Maceió.

O major da Guarda Nacional João Marinho de Novaes Mello, também seu filho, foi comerciante em Pão de Açúcar e faleceu em 1º de maio de 1983.

2 Comments on João Machado de Novais Melo, o Barão de Piaçabuçu

  1. Francisco Paes Barreto // 19 de janeiro de 2018 em 08:00 //

    Meu nome é Francisco Paes Barreto. Sou psiquiatra e psicanalista em Belo Horizonte. Sou filho de João Francisco de Novaes Paes Barreto, que é filho de João Francisco Paes Barreto. Meu pai nasceu em 1873 e não conheceu seu pai (meu avô), que morreu nesse mesmo ano. Ele foi criado por seu avô (pai de sua mãe Josefina), o Barão de Piaçabuçu.
    Não é preciso dizer que fiquei muito emocionado com a reportagem.

  2. Francisco Paes Barreto // 13 de janeiro de 2019 em 15:25 //

    Uma pergunta ao autor da reportagem. Pelo que sei, João Francisco Paes Barreto faleceu precocemente em 1873. Qual a causa de sua morte?

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*