Francisco Inácio Carvalho Moreira, o Barão de Penedo

Bar‹o de Penedo, îleo de Ethel Mortlock Min. das Rela›es Exteriores, GB. C: reprodu‹o Grandes Personagens da Nossa Hist—ria pag 611

Recebeu o título de Barão em 29 de julho de 1864 e foi o primeiro e único Barão de Penedo. Nasceu em Penedo, 25 de dezembro de 1815, e faleceu no Rio de Janeiro, 1º de abril de 1906. Casou-se com Carlota Emília de Aguiar e Andrada.

Barão de Penedo ainda jovem

Barão de Penedo ainda jovem

Filho do capitão João Moreira de Carvalho e Maria Joaquina de Almeida e Silva, nasceu na então Vila do Penedo, no Estado de Alagoas, às margens do Rio São Francisco. Formou-se na Faculdade de Direito de São Paulo em 1839 e depois obteve doutorado (PhD) pela Universidade de Oxford. Exerceu a advocacia no Rio de Janeiro.

Foi deputado por Alagoas de 1849 a 1852. Em 1852, foi nomeado para representar o Brasil junto aos Estados Unidos, entrando para o serviço diplomático. Exerceu vários cargos na Europa, entre eles o de ministro plenipotenciário na Grã-Bretanha.

Distinguiu-se também junto à Santa Sé (1873) na “Questão Religiosa”, salientando-se também como presidente da Comissão Brasileira na Exposição Universal de Paris. Recebeu do Papa a Grã-Cruz de 1ª Classe da Ordem de São Gregório Magno de Roma e de Portugal a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

Carlota Emília de Aguiar e Andrada, a Baronesa de Penedo

Carlota Emília de Aguiar e Andrada, a Baronesa de Penedo

Barão de Penedo

Barão de Penedo

1 Comentário on Francisco Inácio Carvalho Moreira, o Barão de Penedo

  1. João Paulo Olivelira // 9 de agosto de 2016 em 22:28 //

    Dona Carlota Emília, baronesa consorte de Penedo, era sobrinha de José Bonifácio de Andrada e Silva o patríarca da independência, e irmã do barão de Águiar de Andrada.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*