Barão de Palmeira dos Índios – Paulo Jacinto Tenório

Município de Paulo Jacinto, uma homenagem ao Barão de Palmeira dos Índios

Primeiro e único Barão de Palmeira dos Índios. Foi agraciado Barão em 28 de agosto de 1889. Foi um dos três últimos titulares do Império pelo Gabinete Liberal de junho de 1889, mas não chegou a receber o título. Os outros foram: Miguel Soares Palmeira (Barão de Coruripe) e José Miguel de Vasconcelos (Barão de Parangaba).

Logo em seguida à proclamação da República, a Constituição Republicana de 1891, no seu Art.72 § 2º, estabeleceu que a República não admitiria privilégios de nascimento, desconheceria foros de nobreza, e extinguiria as ordens honoríficas existentes e todas as suas prerrogativas e regalias, bem como os títulos nobiliárquicos e de conselho.

Nasceu em Quebrangulo e era filho de Paulo Caetano Tenório de Albuquerque e Joaquina do Espírito Santo Cavalcanti, casou-se com Águeda Tenório de Albuquerque. Seu irmão era Lourenço Cavalcanti de Albuquerque

Era coronel comandante da Guarda Nacional em Palmeira dos Índios e grande proprietário rural.

O hoje município de Paulo Jacinto, que anteriormente era conhecido como povoado Lourenço de Cima e depois Lourenço de Baixo, passou a se chamar Paulo Jacinto por sugestão da direção da Great Western, em homenagem a Paulo Jacinto Tenório, que havia doado terras para a passagem da ferrovia.

8 Comments on Barão de Palmeira dos Índios – Paulo Jacinto Tenório

  1. Marta Margareth Mendes // 6 de setembro de 2015 em 10:52 //

    Nasci em Palmeira dos Índios porém desconhecia este fato estou mais que feliz por tanta aprendizagem! Obrigada.

  2. Roberta Urquiza // 13 de outubro de 2015 em 21:45 //

    Sou descendente deste Barao Paulo Jacinto Tenorio

  3. Anã Tenório // 29 de maio de 2016 em 18:43 //

    Meu pai chama Paulo Jacinto Tenório. Ele veio de Recife.Moramos em Petrópolis. Fico feliz por ser descendente da família Tenório.muita honra!!

  4. Virginia Tenorio de Oliveira // 29 de maio de 2016 em 23:06 //

    Seu pai, Ana Tenório, pertence a 4 geração dos Tenórios , nossa avó, Isabel Tenório de Albuquerque, era neta dele, pertencemos a essa linda árvore genealógica. Bjos da prima.

  5. Retificando, Ana, nao era nossa avo mas sim ø nosso avo, eles eram irmaos. Nos somos bisneta do Pai dele, do Paulo Caetano Tenorio de Albuqueeque.
    Nossa avo era da familia Rocha.

  6. Carmenoliva M S Tenorio Malta // 29 de junho de 2016 em 17:15 //

    Sou sobrinha neta de Paulo Jacinto, nasci em Recife. Meu avô era irmão dele João Tenorio de Albuquerque. Eles eram irmãos por parte de pai.

  7. Alex Rogerio // 22 de janeiro de 2017 em 19:08 //

    Estou procurando parentes da familia Tenório, que tem parentesco com Abidias Tenorio que foi casado co Maria Anunciata Tenorio

  8. Alex, acredito que seja mais fácil você encontrar colocando essa informação no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/historiadealagoas/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*