Barão de Coruripe – Miguel Soares Palmeira

Casa grande do Engenho Prata, que foi propriedade do Barão de Coruripe

Nomeado Barão pelo decreto de 19 de julho de 1889, não chegou a receber o título. Miguel Soares Palmeira foi um dos três últimos titulares do Império, mas não chegou a receber o título. Os outros foram: Paulo Jacinto Tenório (Barão de Palmeira dos Índios) e José Miguel de Vasconcelos (Barão de Parangaba).

Foram titulados pelo Gabinete Liberal de junho de 1889.

Logo em seguida à proclamação da República, a Constituição Republicana de 1891, no seu Art.72 § 2º, estabeleceu que a República não admitiria privilégios de nascimento, desconheceria foros de nobreza, e extinguiria as ordens honoríficas existentes e todas as suas prerrogativas e regalias, bem como os títulos nobiliárquicos e de conselho.

Nasceu, em 1830, na Fazenda Baixa Fria, São Miguel dos Campos, em Alagoas e foi proprietário do Engenho Prata.
Filho de Antônio Soares de Mendonça e Maria das Dores Castro, casou-se com Julieta Júlia Palmeira.

Tiveram os seguintes filhos: Genoveva Soares Palmeira, casada com Manoel Correia Sampaio; Júlia Soares Palmeira, casada com José Ferreira Ferro; Mário Soares Palmeira, casado com Maria Cândida; Miguel Soares Palmeira, casado com Maria Teresa (pais de Rui Soares Palmeira e Guilherme Palmeira); e Francisco Soares Palmeira, casado com Maria Soares.

Deputado Provincial nas legislaturas de 1858-59 (eleito pelo 4º circulo) e 1864-65 (pelo 1º distrito). Deputado Estadual na legislatura de 1895-96.

 

2 Comments on Barão de Coruripe – Miguel Soares Palmeira

  1. Antônio César Nunes de Azevedo // 7 de julho de 2016 em 06:40 //

    Gostaria de saber sobre Antonia Soares Palmeira de quem ela era filha, pois meu avô Abílio Soares Palmeira era seu filho e ele nasceu em Poços da Trincheiras Alagoas. Obrigado

  2. Claudio c. Nicolau // 24 de dezembro de 2016 em 09:32 //

    Esse casarão faz parte de minha história de vida. Passa um longa em minha mente sempre que à vejo em foto.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*