Inhapi e o maior encontro de carros de boi do Mundo

Carro de Boi no interior de Alagoas. Foto Stuckert

O carro de boi é um dos meios de transporte mais antigos. Há registros do seu uso entre chineses, hindus, egípcios, babilônios, hebreus e fenícios.

Quando os europeus iniciaram a exploração da África e da América, o carro de boi era presença obrigatória no carregamento dos navios.

Tomé de Sousa, o nosso primeiro governador-geral, ao desembarcar na Bahia trazia consigo carpinteiros e carreiros práticos para a fabricação dos carros de boi. Salvador pode ter sido o primeiro núcleo urbano a ouvir um “cantador” por suas ruas.

Anos depois, a nascente indústria açucareira do Nordeste era alimentada pela cana de açúcar transportada em carros de boi.

Quando os sertões começaram a ser explorados, foram eles que transportaram as mercadorias dos portos litorâneos e ribeirinhos para a implantação e desenvolvimento dos primeiros povoados.

O Carro de Boi já foi o principal meio de transporte do sertão alagoano

Na volta para o litoral ou para os rios transportavam o pau-brasil e produtos agrícolas produzidos nas lavouras interioranas.

Aos poucos também passou a cumprir o papel de transporte de pessoas ou fazer as vezes de carro fúnebre, ocasião em que a lubrificação dos eixos era maior para evitar o canto triste das rodas.

A partir de meados do século XVIII, as tropas de burros passaram a dominar os transportes de cargas por não exigirem a preparação anterior da trilha e por enfrentarem os terrenos mais inclinados sem maiores problemas.

Nas cidades, com as melhorias das ruas e o surgimento das carroças e carruagens puxadas a cavalo, os carros de boi foram banidos para os povoados e zona rural das províncias.

Com o surgimento dos veículos motorizados, todos os meios de transporte movidos por animais entraram em desuso. Mesmo assim, em várias partes do mundo o carro de boi ainda sobrevive, principalmente pela força da tradição que alguns poucos artesãos insistem em preservar.

Festa em Inhapi

Carro de Boi na Rua do Comércio em Maceió

No sertão alagoano essa tradição ainda é tão presente que influenciou, em 2009, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Inhapi, José Cícero, na escolha do tipo de festa que comemoraria os 30 anos do sindicato que presidia.

Sua intenção era a de homenagear o meio de transporte que ajudou a construir aquela cidade sertaneja.

José Cícero lembra que até os tijolos para a construção da igreja local foram trazidos por carros de boi, que também levavam o algodão produzido na região para a Fábrica da Pedra em Delmiro Gouveia, numa viagem de mais de dez horas.

A 1ª Festa do Carro de Boi de Inhapi aconteceu no último sábado de julho de 2009 e se transformou num dos maiores eventos culturais do sertão alagoano. Seu criador recorda que esperava de 20 a 30 carros de boi, mas ficou surpreso ao constatar que 132 deles chegaram à cidade para a comemoração dos 30 anos de existência do sindicato.

Em 2015, a 7ª edição da festa foi considerada uma das maiores. Naquele ano contou com o apoio da Prefeitura, do Governo do Estado e da Nestlé. Foram mais de 600 carros de bois e muitos shows, que atraíram aproximadamente 30 mil pessoas de toda a região sertaneja.

No ano seguinte foi inscrita no Guinness Book como o Maior Encontro do Mundo de Carreiros e Carros de Bois. A festa está no calendário oficial de eventos do Estado de Alagoas e Inhapi passou a ser a “Terra do Carro de Boi”.

A Lei Municipal nº 66, de 22 de dezembro de 2016, instituiu o data de 31 de julho como o “Dia do Carreiro”. Por sua importância, a Assembleia Legislativa estendeu esta homenagem aos carreiros para todo o Estado com a aprovação da Lei nº 7.920, de 4 de setembro de 2017.

Atual prefeito do município (2019), José Cícero considera que a dimensão tomada pelo evento é uma grande conquista dos sertanejos, mas a sua importância maior está em chamar a atenção para um tradicional meio de transporte, ajudando a mantê-lo vivo. “Estamos fazendo a nossa parte ao realizarmos esta grande festa”, comemora José Cícero.

2 Comments on Inhapi e o maior encontro de carros de boi do Mundo

  1. MARIA APARECIDA LEITE BARROS // 25 de julho de 2017 em 15:49 //

    FESTA BONITA QUE INTEGRA A POPULAÇÃO, RESGATA A CULTURA NORDESTINA ONDE O CARRO DE BOI CHEGOU A SER O TRANSPORTE COLETIVO, DE MUDANÇA( MÓVEIS), ARTIGOS DE FEIRANTES, PASSEIOS DAS FAMÍLIAS, TRANSPORTE DE PRODUTOS DA SAFRA ALGODÃO, MILHO, FEIJÃO, FARINHA ,MANDIOCA ETC.EM 2017 NO DIA 29 DE JULHO ESTAREMOS COMEMORANDO MAIS UMA GRANDIOSA FESTA DO CARRO DE BOI, ESTE ANO TEREMOS APRESENTAÇÕES DE ALGUNS ALUNOS, SERÁ MUITO BONITO DE SE VER,COMPAREÇAM.

  2. Vinicius Maia Nobre // 27 de julho de 2019 em 10:01 //

    Que festa arretada ! Saudades do menino de engenho que fui quando ainda não tinha pejado e o carro de boi reinava !

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*